18 de abr de 2014

O tempo de vida dos k-groups

Oi pessoal. Tudo bem com vocês? Não estranhem esse título super estranho. É sério, eu tentei colocar algo que soasse melhor, mas acabou ficou desse jeito mesmo hauhauhauah *-*
Eu estava tentando achar alguma coisa interessante para poder falar. Como vocês sabem, se tem uma coisa que eu gosto é poder opinar em relação as coisas e se essas coisas foram relacionadas ao k-pop melhor ainda! Hauhauahua *-*

Enfim, esses dias eu vi um post super interessante no blog divo da Paloma o Quase 4, em que ela falava sobre o fato do EXO está aos poucos fazendo mais sucesso do que o Super Junior e tals. Bom para ver esse post clique aqui.
 Aí eu fiquei pensando sobre isso, sobre a média de "vida" da maioria dos grupos de K-pop e o tempo que elas normalmente fazem sucesso e tals (Não reparem nesse "tals". É tipo um etc, mas como eu sou VID4 LOK4, eu falo tals mesmo *-*)

Enfim, vamos pular essa introdução chata e vamos ao que realmente interessa. (Sou direta u.u).


Uma vez em algum lugar, eu vi que no K-pop a maioria dos k-groups duram ou fazem sucesso durante cinco anos e que depois disso elas normalmente param de fazer sucesso ou se separam. Mas será que isso realmente acontece?

Eu me lembro, que na época, as provas das quais eles chegaram a essa conclusão, foi a partir do tempo de existência ou de sucesso de algumas bandas famosas de K-pop dos anos 90. Curiosamente, a maioria das bandas realmente se separavam ou simplesmente paravam de fazer sucesso depois de aproximadamente cinco anos. Será que hoje, no K-pop, isso ainda acontece?

Pra mim depende. Uma banda pode ou não acabar ou parar de fazer sucesso depois de cincos anos. Mas vamos analisar melhor.

Uma empresa menor, por exemplo, principalmente uma que não faça parte das Big Three (SM, YG e JYP), já perceberam que é raro algum artista de uma dessas empresas fazerem sucesso durante muito tempo? Por isso é comum vermos que essas empresas menores, sempre lançam grupos novos na tentativas de fazer com que uma delas dê certo e faça sucesso.

Agora o contrário, já se tratando de uma empresa grande e quando eu digo grande não é de tamanho e sim de importância mesmo, como alguma das Big Three, percebam que já acontece é o contrário?
Normalmente elas não lançam vários artistas de uma só vez, elas esperam ás vezes anos para poder estrear algum grupo. Porque pensa bem, eles sabem que se eles lançarem algum grupo é certeza que ele fará sucesso, então não há necessidade de ficar estreando várias bandas de uma só vez, até porque isso criará uma competição entre elas mesmas. 

Por exemplo, o f(x), uma das razões pelo qual hoje eu acho que o grupo não faz muito sucesso e não recebe muita atenção, foi porque a SM as estrearam na hora errada. 
Sim o f(x) estreou em 2009, ano em que justamente outro grupo feminino da SM o Girls' Generation, estava fazendo muito sucesso não só na Coreia, mas em toda a Ásia com Gee e Genie. Dessa forma quando o f(x) estreou ninguém deu muita atenção pra elas, já que toda a atenção, e inclusive da própria SM estava voltada somente para o Girls' Generation. Pra mim o f(x) deveria ter estreado uns dois ou três anos depois, porque provavelmente toda essa febre em torno do Girls' Generation até lá iria diminuir, e talvez assim elas pudessem receber um pouco mais de atenção do que agora.

Agora sobre o Super Junior e o EXO. Já reparam que ultimamente, nem se ouve falar direito no Super Junior? A maioria das pessoas não querem admitir ou aceitar, mas o EXO já praticamente se tornou a boy band de maior sucesso da SM. Mas porque isso aconteceu? Eu tenho algumas hipóteses.

Pra mim, isso é normal que aconteça. Sabemos que hoje, um grupo ou idol faz sucesso, quanto mais novo ele for. Vamos analisar o Super Junior: a maioria de seus membros tem média de 25 a 30 anos. A maioria de seus membros já estão indo para o exercito também. O grupo já existe há quase dez anos e já possui um conceito já meio "ultrapassado", e quando digo ultrapassado não quero dizer que é ruim, só quero dizer que é um conceito que todos já conhecem muito bem e normalmente não apresenta muitas novidades. 

Agora vamos analisar o EXO: a maioria de seus membros tem de 20 a 25 anos, são portanto jovens ainda. É um grupo, que apresentou para o K-pop um conceito novo e diferenciado. Quais dessas duas bandas gera mais lucro para a SM agora? Tente analisar por um olhar crítico, sem deixar levar em conta suas preferencia por um desses grupos. Agora seja sincero, para você, se fosse investir no momento em alguns desses grupos, quais desses você investiria?

É obvio que a SM vai investir mais no EXO agora. Porque pensa bem, como eu disse a maioria dos membros do Super Junior a partir de agora serão obrigados a ir para o exercito, o que de certa forma atrapalha um pouco as atividades do grupo. Muitos deles podem no futuro ter outras prioridades além do Super Junior, e podem até pensar sair do grupo ou não.

E não é a primeira vez que isso acontece. Há dez anos atrás qual era boy band de maior sucesso da SM? O TVXQ. Cinco anos se passaram e o Super Junior se tornou o de maior sucesso, e agora quase cinco anos depois é o EXO.

Pode ter certeza que isso acontecerá no futuro com o Girls' Generation também. Provavelmente não demorá muito para que a SM lance um novo girl group, com o intuito de "substituir" o Girls' Generation no futuro. Infelizmente ou felizmente é assim que as coisas acontecem, não só com grupos da SM, mas com de outras empresas e até mesmo fora do K-pop.

O WINNER por exemplo, quem não me garante que no futuro ele fará mais sucesso que BIGBANG, por exemplo? Sim, porque a situação do BIGBANG não é muito diferente da do Super Junior. Daqui a pouco os membros de BIGBANG também terão de ir para o exercito e talvez no futuro eles queiram seguir carreira solo. É claro que eles já possuem uma carreira solo, mas é paralelamente ao BIGBANG. Talvez um dia eles queiram seguir carreira solo separadamente.

Antes que muitos me julguem e falem: "Com certeza essa menina não é V.I.P, nem SONE e muito menos E.L.F", saibam que sim eu faço parte de todos esses fandoms. Eu amo de paixão o BIGBANG, o Girls' Generation e o Super Junior, mas não vou dizer para todos coisas do tipo: "Meu grupo nunca acabará" ou "Ele será o melhor para sempre". 
É lógico, que como fã, essas bandas serão as melhores do mundo eternamente para mim, mas sabemos que realmente não é assim que as coisas funcionam. Nada é eterno, ninguém é o melhor para sempre. Todos poderiam virar há dez anos atrás e dizer que TVXQ continuaria fazendo sucesso durante muito tempo, na verdade ele tinha tudo pra fazer, mas não deu, a mesma coisa é com Super Junior e um dia será com EXO e assim por diante.

Bom gente, era só isso mesmo que eu queria dizer. Se você leu até aqui, agradeço pela atenção e se puder deixe sua opinião nos comentários. Você tem todo o direito de opinar, mas lembre-se: com respeito!

Kisses.

8 comentários:

  1. As vezes fico pensando nessas questões sobre os grupos de kpop tbm, é complicado pensar no fim dos nossos grupos favoritos, mas fazer o que? rs
    Me incomoda o fato da SM náo investir em F(x), acredito que o fato delas não terem muito sucesso seja essa razão que você citou no post :/
    Bijoka!
    Confie no Unicórnio |www.confienounicornio.blogspot.com <3
    -Rani^~^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já pensei sobre isso várias vezes. Realmente é triste pensar que um dia alguns dos nossos grupos favoritos podem acabar :/
      Também me incomoda :/. É, talvez seja isso, ou outro motivo né?

      Chu~

      Excluir
  2. Eu até ouvi falar que na Coreia, meio que o quinto ano de um grupo é um ano tipo "amaldiçoado", porque normalmente é a partir do quinto ano que o grupo para de fazer sucesso e se separa '-'
    Quando citou o WINNER eu realmente parei para pensar, mas com certeza tem a possibilidade deles substituírem o BIGBANG. Você está certeza, muitos grupos debutam e muitos grupos acabam, assim a vida segue ><

    Rilakkuma Coffee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já ouvi falar nisso! Eles falam que há tipo uma "maldição" mesmo, porque curiosamente os grupos param de fazer sucesso ou se separam depois do quinto ano de existência, como eu disse...
      Eu acho que há uma grande possibilidade de isso acontecer. Pois é, difícil é pensar que algum grupo que a gente goste acabe :(

      Chu~

      Excluir
  3. Nossa eu não tinha mesmo notado esse caso do f(x), realmente, parece verídico. É uma pena pq eu realmente adoro elas. Acabei lembrando tbm do Team B, que participou do Win, e fará sua estréia depois do Winner. Espero que eles não se tornem um f(x) da YG. Mas vamos esperar, talvez a YG tenha algum plano,não é?! Acho que vc já sabe a minha opinião sobre o assunto neah! ^^
    Obrigado por ter citado o Quase 4!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esses dias eu estava pensando sobre isso...
      Nossa é verdade! Espero que eles sejam bem promovidos também e que eles não fiquem esquecidos...

      Ah que isso, não precisa me agradecer :D Seu post me inspirou muito a fazer esse, e o minimo que eu poderia fazer era te citar também né? ^.^

      Excluir
  4. Eu sabia de algumas coisas que você citou aqui, gostei bastante da postagem e não fique achando que o título da postagem está estranho, combina perfeitamente com o seu debate. Me desculpe por não te visitar estes dias Sica, é que eu estou em período de provas globais, me perdoe mesmo.

    Chu~
    KQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alivio pensar que você não achou o título do post estranho, porque eu achei um pouquinho hauhauaua *-*
      Obrigada ^.^
      Tudo bem Kate, eu te desculpo u.u -q. Não é sério, sem problemas, eu te entendo ^.^

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.