4 de jan de 2014

Como é comemorado o Ano Novo no Japão?

Oi pessoal. Tudo bem com vocês? Eu tô viva! Fiquei uns três dias sem postar nada no blog! É o meu recorde! Na verdade acho que no comecinho do blog eu ficava uma ou duas semanas sem postar nada, mas ultimamente já faz um tempinho que eu não fico "tanto" tempo sem postar, mas o que importa é que eu estou de volta né? E aí sentiram a minha falta? Eu sei que não, porque vocês me devem achar uma chata né? -q

Gente vocês viram que a Yoona e a Sooyoung <3 anunciaram um relacionamento amoroso? E tudo na mesma semana? Mal começou 2014 e já temos duas integrantes do Girls' Generation anunciando um relacionamento.
Estou super feliz por elas, apesar de que eu não achei o namorado delas tão bonitos assim não. Sei lá elas são tão bonitas, mereciam algo melhor... Mas mesmo assim tô feliz por elas e estou surpresa também pelo fato de a SM ter confirmado algo desse tipo, porque normalmente a SM sempre dá uma desculpa e fala que é mentira. Ainda bem que dessa vez eles não fizeram isso né? :D

Bom gente hoje eu irei falar sobre uma curiosidade do Japão. Na verdade eu tava pensando falar sobre algum artista japonês, mas vou deixar para próxima vez. Acho que agora eu só vou atualizar o blog de três em três dias para vocês irem se acostumando, porque talvez nesse mês ou no próximo eu vou voltar a estudar e aí já viu né? Vou ter pouco tempo para o blog, mas prometo que continuarei postando nele, só não sei se vou conseguir postar diariamente como eu estava fazendo nas minhas férias... férias... gente que que isso? O tempo passou rápido demais! Minhas férias já estão acabando!!!   -_-

Vocês sabem como é que comemorado o Ano Novo no Japão? Se vocês não sabem ainda, não se preocupem, porque explicar agora.

Shogatsu é a celebração do dia em que nasce o novo ano. Shogatsu pode se referir a todo o mês de janeiro, mas é mais usualmente reconhecido como os três primeiros dias, embora alguns afirmem que pode se estender até o dia 07. Poucas pessoas trabalham nesses primeiros três dias do novo ano..

Muitos consideram o Shogatsu o mais importante festival anual de todo o Japão. As férias geralmente começam 31 de dezembro até 7 de janeiro, o último dia do ano e o primeiro do ano novo são os dias mais importantes. Muitas das tradições e costumes associados ao Shogatsu são originalmente chineses, porém grande quantidade delas são unicamente japonesas.

No geral, o início do ano novo também significa um novo início na vida pessoal. Antes do dia primeiro de janeiro, situações de casa e de negócios são "limpos" e coisas velhas são jogadas fora, numa mesma atitude com relação a dividas, obrigações e problemas nos relacionamentos  A idéia de purificação e de banir o mal é importante nessa época.

Antes do primeiro dia do ano, todos os cartões nengajou devem ser enviados para que possam chagar no dia apropriado. Esses cartões geralmente descrevem o animal do ano, chamado de eto. 

Na meia-noite do Ano Novo, não importando onde se esteja no Japão, provavelmente se ouvirá ojoyanokane, o badalar de um templo ou dos sinos dos altares 108 vezes assim que o novo dia nascer. 

O Novo Dia do Ano é um dia de muitas comemorações. A maioria das pessoas veste suas roupas ou kimonos mais finos e realiza o hatsume, a visita ao templo ou a um altar para rezar por boa sorte no novo ano. Muitas ainda deixam seus antigos omamori (artefato de encantamento) para serem destruídos e compram novos para as mais variadas razões. O mais importante é comprar o hamaya (artefato de encantamento no formato de um aro que é pendurado na casa para proteger a família no ano que surge).Algumas pessoas comprar um emma e escrevem seus desejos nele. Pode-se ainda ver o Shishimai (Dançarinas de Lion) que executam danças de boa sorte.

As pessoas também visitam amigos e parentes. Em casa bebem sake e comem um prato especial de ano novo, chamado osechi servido comumente em uma caixa de madeira própria - jubako. Também costumam servir uma sopa, o zoni, com um tipo de bolo de arroz cozido chamado mochi 

As casas são decoradas com a bandeira nacional japonesa e ornamentos especiais de ano novo, como oshimenawa e o shimekazari. As pessoas colocam ainda dois jogos de kadomatsu com três ramos de bambu e algumas flores da ameixa. O kadomatsu simboliza a árvore para a descida dos deuses. Na casa, o kagamimochi, bolo redondo de arroz decorativo, é colocado num altar. Esses artefatos permanecem do dia primeiro até o dia sete de janeiro.

A família então visita os parentes e as crianças recebem otoshidama, pequenos envelopes contento uma pequena quantidade de dinheiro, cerca de 5.000 a 10.000 yenes. Muitos jogos tradicionais também são jogados, como o hayoeta, kakutatori e o sugoroku.

Após os jogos, um atrativo da sorte especial é criado com um número de ideogramas, belamente escrito em um pedaço de papel. É chamado de kakezame e hoje é muito mais uma tradição japonesa do shogatsu do que chinesa.
E aí pessoal gostaram de saber como é que comemorado o Ano Novo no Japão? Na verdade eu já sabia da maioria dessas curiosidades, porque uma vez eu vi um vídeo no canal AquiPode que falava sobre isso e inclusive eu recomendo esse canal para pessoas que são interessadas em cultura japonesa.

Kisses...

4 comentários:

  1. Que interessante, isso aumenta mais ainda a minha vontade de morar no japão para mim, o Brasil é um pais sem culturas.
    http://colorfulunicornlu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar :D
      Também tenho vontade de morar no Japão, gosto muito da cultura japonesa também.

      Excluir
  2. Gostei da postagem, é bem legal do jeito que eles comemoram lá ;a; queria ver mais de perto cara.

    Hwaiting.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar :D
      Também queria passar o Ano Novo no Japão só para eu ver de perto como é que eles comeram >_<

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.