1 de jan de 2014

Brigas entre fandoms

Oi pessoal. Feliz ano novo!!! E aí como é que vocês estão? Viram a queima de fogos? Comeram bastante na ceia de ano novo? Quero saber de tudo, pode me contar viu?

Como vocês já sabem (porque eu já falei isso umas duas vezes aqui) eu exclui o cronograma do blog por engano e vamos dizer que eu perdi todos os assuntos que eu estava planejando falar aqui, mas isso não importa agora né?

Bem alguns dias atrás a Kyoumy me perguntou através dos comentários, qual era a minha opinião em relação a rivalidade que existem entre os fandoms na Coreia do Sul. Na verdade não foi bem isso que ela me perguntou, ela só queria saber mesmo sobre a rivalidade que existe entre SONES e Blackjacks, mas whatever...

Como esse assunto é um pouco extenso e minha opinião em relação a isso também é, eu decidi fazer um post falando especialmente sobre isso.

Vamos para primeira postagem do ano...
Antes de eu começar a falar sobre a rivalidade que existe entre alguns fandoms, eu vou explicar como é que funciona um na Coreia do Sul (e nos demais países da Ásia).

É comum nós falarmos que nós fazemos de algum fandom, mas na maioria das vezes nós não participamos oficialmente deles. Eu por exemplo falo que sou uma SONE, mas eu não faço parte do fandom oficial. Isso é só um modo de dizer que eu sou uma fã e gosto muito do Girls' Generation.
A questão aqui, é que na Ásia fazer parte de um fandom é uma coisa muito séria. É claro que devem existir pessoas que só falam isso como forma de dizer que gosta de um grupo é claro, mas na maioria das vezes quando você realmente faz parte de um fandom, é como se você estivesse participando de um fã clube sabe? Se eu não me engano, você se inscreve, paga uma taxa, recebe uma carteirinha e a partir daí você tem alguns privilégios que outras pessoas não tem.

Esses fandoms são muito organizados, além de eles terem um nome, eles possuem sua própria cor. Já percebeu que na maioria dos shows todos os fãs usam goodies que são da cor de seu fandom? Pois é, só daí já dá pra você ver o tanto que eles são organizados.

Porém, sempre existe aqueles fãs que gostam de arrumar barraco e as vezes essas pessoas nem participam do fandom oficial.
Essas pessoas perdem seu tempo arrumando briga dentro do próprio fandom, ou atacando e criticando outros fandoms considerados "rivais".

Sim, a rivalidade que existem entre esses grupos já é antiga e hoje em dia não causa tanto fuzué como antigamente, mas mesmo assim isso existe até hoje.

Um exemplo bem comum é SONES x Blackjacks. Essa rivalidade na maioria das vezes, é motivada pela rivalidade que existe entre a SM e a YG. Todo mundo sabe que essas duas gravadoras são as principais e as melhores que existem no mercado musical sul-coreano e é claro não poderia deixar de existir uma certa rivalidade entre as duas.
A questão é, que esse grupos nunca foram realmente "rivais", essa rivalidade é algo que começou com os próprios fãs, que insistem fazer comparações ou criticar esse dois grupos e colocar um com o outro.

As próprias SONES também brigam entre si e com outros grupos além do 2NE1. Antigamente, antes de o Girls' Generation fazer tanto sucesso como faz hoje, as SONES eram piores ainda. Pelo o que sei elas arrumavam briga com todo mundo (inclusive com as E.L.F's!), e foi em uma dessas brigas que acabou gerando o famoso Black Ocean, que ocorreu no Dream Concert 2008. Pra quem não conhece essa história ainda, eu vou contar. O Dream Concert é tipo um evento que reúne vários artistas de K-pop, e o Girls' Generation iria se apresentar também, só que no meio do show, as SONES começaram a brigar com outros fandoms e como forma de se vingar pelo que elas tinham feito, esses fandoms na hora da apresentação delas, simplesmente desligaram os seus glowsticks (exceto as SONES) e isso acabou formando um imenso oceano escuro. Por isso que esse acontecido se chama justamente Black Ocean.

Eu sei que esse fandom não existe mais, mas pelo o que eu sei as Cassiopeias já aprontaram muito também. Também tem as Queens do T-ARA que deram o que falar ano passado e inclusive tentaram fazer algo semelhante com o que aconteceu no Black Ocean, em um dos shows do T-ARA após uma de suas integrantes sair do grupo.

As E.LF's costumam brigar entre si também. O Only 13, por exemplo, foi organizado pelas próprias E.L.F's.

Um dos fandoms, que pra mim ultimamente anda sendo bastante barreiro é EXOtic (Que se eu não me engado ainda não é oficial). Sim, eu me considero uma EXOtic de coração, mas sei que existe uma certa rivalidade entre as EXOtics, que as vezes criticam os próprios membros do EXO. Sim, já vi muitas EXOtics criticando o Channie, o meu bias, por exemplo.

Sinceramente, eu acho que isso além de ser super infantil e imaturo, é super desnecessário também. Pra que ficar fazendo comparações entre grupos? Acho isso uma falta do que fazer mesmo. Cada grupo tem o sucesso que merece, e não é por causa disso que eu vou começar a criticar os outros para melhorar a imagem do grupo que eu gosto, até porque isso não vai adiantar em nada, e só vai causar o contrário.

E aí o que vocês acham? Já presenciaram ou conhecem outras brigas entre fandoms?

Kisses.

4 comentários:

  1. Eu também acho que é muita imaturidade de algumas fãs, porque não são todas.E todos os grupos de Kpop tem seu estilo e seu jeito de ser e não acho que devem ficar criticando o jeito que cada grupo tem, ou tentando mostrar quão melhor um e o outro é.

    blackjackpower.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar :D
      É verdade, algumas fãs fazem questão de ficar criticando outros grupos e é super desnecessário porque cada um tem o seu estilo. O Girls' Generation e o 2NE1 são super diferentes, mas mesmo assim algumas pessoas insistem ficar comparando os dois -_-

      Excluir
  2. Eu acho que cada grupo Kpop tem um certo estilo e devemos respeitá-los sem criticar. Enquanto algumas fãs estão lá criticando, eles estão ganhando o dinheiro deles, então isso não afeta em nada, só nas polêmicas que irão causar por conta das próprias fãs. Se você gosta de um grupo Kpop, tem que aprender a respeitar os outros grupos também.
    | Mands, do Mundo Kawaii |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar ^.^
      Concordo com você, acho desnecessário o que algumas fãs fazem sabe? Ficam lá criticando os outros grupos, sem nenhuma justificativa, até porque como você mesma disse cada grupo tem o seu estilo e nós devemos respeitá-los.
      O problema é que algumas dessas "brigas" acabam sim, afetando o grupo. Um exemplo disso é o Only 13, se isso não existisse, hoje o Henry e o Zhou Mi poderiam participar do Super Junior também, não somente da sub-unit chinesa -_-, mas de tanto as fãs ficarem arrumando problema, a SM acabou decidindo que os dois iriam participar somente dos projetos e trabalhos do Super Junior-M mesmo...

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.