26 de jan de 2014

A sensualidade no K-pop (Atualizado)

Oi pessoal. Adorei ver as suas opiniões sobre o post anterior. Não tenho nada de muito especial para falar hoje não, tipo, como vocês já sabem - e já devem estar cansados de saber- eu estou lendo "A Maldição do Tigre" e eu realmente tô amando, porque eu adoro livros de aventuras. Tô querendo fazer amanhã um post falando sobre o que eu li nessas férias, e não foi muito eu confesso, mas foram livros muito bons e eu queria inclusive indicar eles para vocês, o que vocês acham?

Como eu havia prometido, hoje eu irei fazer um post falando sobre coisas "polêmicas". Não era a minha intenção falar sobre esse tipo de coisa hoje, na verdade eu queria falar sobre outra polêmica que tá acontecendo no K-pop também, mas vou deixar pra falar sobre ela depois.
Esse post é atualizado, porque vou acrescentar algumas partes pra não causar confusão, ok?

Quem fica por dentro das últimas notícias e acontecimentos do mundo do K-pop, já deve ter visto que quatro girls groups chamaram muito a atenção com os seus comebacks nesse mês, que foi a sub-unit: Rainbow BLAXX e os grupos: Girl's Day, Dal Shabet e AOA.

O que fez chamar toda essa atenção, foram as coreografias desses grupos, que são sensuais. Bem, o "bafafa" dessa vez é que esses quatro grupos tiveram que modificar as suas coreografias, porque as mesmas estavam sendo consideradas sensuais demais.

O que eu penso sobre isso? Bem, ao mesmo tempo que eu concordo eu discordo.

Eu concordo, porque se formos levar em conta a cultura sul-coreana, realmente eles devem achar essas coreografias bem provocantes e por não estarem muito acostumados com isso, ver esse tipo de coisa realmente causa um choque à eles.

Mas, em contrapartida eu não concordo, porque fica claro que a sociedade sul-coreana e até mesmo a asiática, é ainda machista. Porque pensa bem, quantas vezes, nós kpoppers, vemos boy bands fazendo fanservice e arrancando a camisa durante as suas apresentações? E quando isso acontece, todo mundo fala: "Nossa que lindo, ele é muito sexy!" Mas fala a verdade, eles não são mesmo? Huhuaauhaua *-*. Tá parei!

Agora vamos inverter essa situação: e se for uma menina? Se ela mostrar um centímetro de pele (Tô exagerando, eu sei!), as pessoas vem com mil pedras na mão e começam a chamar o grupo ou uma integrante dos piores nomes possíveis. 

Não apoio as girls groups vulgares, na verdade não só girls groups mas no sentido geral, até porque ser sensual é bem diferente de ser vulgar e eu acho que ser vulgar é totalmente errado, porque se nós mulheres, lutamos durante anos e anos para receber reconhecimento e serem vistas com respeito, porque depois de finalmente nós conquistarmos isso, nós vamos nos rebaixar ao ponto de ficar vendendo o nosso próprio corpo e dizendo que a gente não presta?

Eu sei que o K-pop, e principalmente as girls groups estão passando por uma mudança e toda mudança causa estranhamento no começo. Há alguns anos atrás quanto mais fofo o grupo fosse, mas sucesso ele fazia, mas acredito eu, que graças a influência da música ocidental e principalmente da americana, agora os grupos que são mais sensuais, são os que mais recebem atenção e fama.

Muitos sabem, que vários girl groups estão usando da sensualidade como artificio para ganhar mais fama. Por exemplo, o Girls Day -que foi um dos grupos que tiveram a sua coreografia modificada- no começo ele era um grupo que tinha um conceito fofo, mas só depois que elas aderiram ao conceito mais sensual, que elas foram fazer mais sucesso.

Eu realmente não vejo nada de mais nessas coreografias. Mas, como eu já disse, nós estamos falando de culturas totalmente diferentes. Pra mim, que sou brasileira e que nasci e cresci aqui, esse tipo de coisa é normal pra mim e não chega nem perto das coisas que a gente vê aqui, que com certeza chegam ás vezes serem mil vezes mais sensuais ou até mesmo vulgares. Mas pra eles isso é demais e causa choque nas pessoas.

Até eu mesma, que já estou acostumada com esse tipo de coisa, quando vi o WA$$UP, por exemplo, fazendo o twerking, eu quase cai da cadeira e achei aquilo um absurdo na época. Mas, porque me senti assim? Porque eu simplesmente não estava acostumada ver esse tipo de coisa no K-pop, apesar que eu já vi isso várias vezes, mas no K-pop nunca.

A Hyuna por exemplo, tem vezes que eu acho que ela exagera um pouco, mas mesmo assim o que ela faz não chega nem perto do que outras cantoras fazem por aí.

A questão aqui é: usar de sua sensualidade não tem problema nenhum, desde que você não esteja sendo vulgar e não pareça algo muito apelativo. Mas porque que no K-pop, quando as boy bands fazem isso, elas são consideradas sexys e as girl groups são consideradas vulgares? Bom é algo que eu realmente fico pensando...

Fora isso, eu fico com um pouco de medo de que o k-pop se torne sensual demais. Não é por nada não, mas não quero que isso aconteça, até porque deixando bem claro, eu nunca gostei muito disso e sim, quando me interessei pelo k-pop, me interessei pela sua inocência e não quero que o k-pop perca justamente isso. Por isso quero que os grupos amadureçam mas de forma moderada e que não se tornem vulgares.

SE VOCÊ LEU ATÉ AQUI: PARABÉNS! VOCÊ GANHOU O TROFÉU ASIAN AWARDS! Não gente, é sério se você leu até aqui, obrigada ^.^

Bom gente é isso. E aí qual é a sua opinião em relação a sensualidade no K-pop? Você concorda ou discorda? Deixe suas opiniões.

Kisses.

11 comentários:

  1. Ah o kpop era mais legal quando não era nem cute demais nem sexy demais (vai entender shuah)
    As vezes eu acho essa sensualidade muito "forçada" para alguns grupos, outros até combinam ai vai depender. Vi o vídeo da Dal Shabet e pra mim não foi tãoo terrível assim... já o da Girl's Day no gostei.
    Bijjoka
    || confienounicornio.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar ^.^
      Sabe, eu também prefiro o k-pop de antigamente. Pra mim grupos como 2NE1 e Girls' Generation conseguem ser sexys e cutes moderadamente e eu prefiro assim. Bom agora de menino tanto faz, porque eu prefiro boy bands mesmo e qualquer coisa pra mim já tá perfeito só pelo fato ter eles huhuahauha *-*
      É as vezes fica claro que tudo tá muito forçado. Eu também não quis dar a minha opinião sobre cada coreografia, mas dessas que citei a do Girl's Day eu realmente não gostei :(

      Excluir
  2. Ah, fala sério, eu gosto de danças sensuais, principalmente com grupos masculinos, os meus ovários explodem haushuahsuahushasuhhsua, eu ADORO dança sexy, e a hyuna então... Bom, realmente tem alguns que não fazem porque querem, fazem só por fazer, e isso fica meio chato, porém, não deixa de perder as fãs loucas. Tem alguns grupos que você citou que eu realmente não sei nem que existia, mas... haushuahuhsuahusuahushua.

    karakuri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar ^.^
      Eu gosto mais ou menos, as vezes eu acho muito exagerado tipo a Hyuna né? Mas o corpo é dela e ela faz o que bem entender com ele huahuahuahua

      Excluir
  3. Eu ainda não vi dos outros que você citou,mas o de Girls Day realmente achei vulgar,não por nunca ter visto no k-pop mas sim porque realmente em minha opinião é,não sei se quiseram forçar muito ou é só pelo conceito mesmo.Em questão da Hyuna,as vezes ela exagera,mas nem sempre,eu a acho muito bonita e ela não precisa de tudo aquilo para 'ganhar fama'.Se eles quiserem,a dança fica daquele jeito mesmo,mas sempre tem alguém para contrariar,eu apesar de ter achado vulgar,de forma alguma achei que mudassem ela,pois não sou eu lá então não tenho que dizer nada,a música realmente é boa,mas se na dança ficar apelando demais também há algo de errado maioria das vezes.
    The Queen Soshi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar.
      É eu também não gostei da coreografia do Girl's Day, mas evitei de deixar a minha opinião, pra não achar que eu tô implicando com o grupo.
      Sabe que eu também acho isso, tipo é como eu disse muitos artistas usam disso para ganhar fama, mas fazer o que né? Se eles acham que isso é certo, então que façam assim.
      É verdade, quando uma coisa já começa a ficar muito apelativa é muito errado.

      Excluir
  4. Por incrível que pareça, eu estou gostando muito dessa mudança de conceito. Falo principalmente pelo lado de Girl's Day, que subiu muito com Something. Como disse o Heechul, que acho que esta muito certo. Os grupos são como mercadorias, e com dever deles, eles tem que agradar o publico para serem "comprados". Como você disse de WA$$UP eu também concordo. Na época, eu achei um absurdo, porque não estamos acostumados. O K-pop é tão focado nesse conceito fofo que quando a gente vê algo mais "sensual" acabamos criticando sem pensar duas vezes. A Hyuna, eu acho ela bem corajosa de seguir sempre esse conceito. Ela é diferente dos grupos que eram fofos e agora estão amadurecendo. A Hyuna ela sempre foi sexy. E eu acho isso melhor, porque o publico já vai se acostumando com isso.
    Não vejo problema algum com conceito sexy, afinal, todo conceito amadurece. Difícil um grupo ser fofinho pelo resto da carreira, penso que todo grupo se "radicalizou" e mudou. E muitas vezes, mudou para melhor. Ou não...

    @P-Kpoppers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar ^.^
      Sabe, eu gosto mais ou menos. Acho certo sim, que os grupos amadureçam, mas não quero que eles cheguem ao ponto de se tornar vulgares.
      Pois é, também concordo com Heechul, eles são artistas e estão vendendo a sua imagem e eu acho que eles devem fazer o que bem entender, porque afinal o corpo é deles.
      Pois é, também fiquei assustada quando vi o WA$$UP e eu acho que não só eu fiquei assim, mas a maioria dos kpoppers, porque a gente não tá acostumado com esse tipo de coisa.
      Também acho a Hyuna corajosa, porque ela sempre manteve o jeito dela e apesar das criticas ela nunca mudou.
      Também não vejo problema nisso, mas como eu disse eu concordo que os grupos amadureçam mas não quero que eles cheguem a se tornar vulgares.

      Excluir
  5. Acho que sensualidade é até legalzinha ~le pervetida heueueh
    Mas vulgaridade NÃO! e.e
    Se lembra do barraco do Wassup? No começo, eu não gostava, mas agora <33 eghehueh
    Não li interia, mas otima postagem XD
    Chu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar ^.^
      Não tenho nada contra, mas acho que quando fica vulgar aí já não é bom (pro meu gosto é lógico).
      Pois é, fiquei assustada quando vi o WA$$UP, mas hoje eu já me acostumei, mas não gosto tanto assim não.
      Pois é, ficou meio grandinho o meu post né? Obrigada :D

      Excluir
  6. Eu concordo, n tem nada de mais em expressar sensualidade, mas tem q saber a diferença entre sexy e vulgar.
    Quanto a vulgaridade eu acho ridículo.
    A sociedade sempre foi machista e, creio eu, q sempre será assim.
    Tmb n quero q eles se percam, afinal, amo oo fato do k-pop nunca ter nada "pesado", tanto nas letras das músicas quanto nas coreografias. Espero q eles continuem como estão (sensualidade sem vulgaridade)!
    K-POP É VIDA ❤❤❤

    ResponderExcluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.