3 de dez de 2013

Moda Japonesa: Gyaru

Oi pessoal. Hoje tô um pouquinho mais animada para postar até porque ultimamente eu ando com preguiça até de ter preguiça O_o
Gente eu tô arretada com vocês! Que história é essa de não participar do game? Oxe mainha, vamos participar do game!

Quase tive um treco quando vi o Showtime do EXO! Primeiro porque tava muito ansiosa para ver ele e segundo porque quase tive um infarto, um troço doido por causa daqueles bobinhos. Fazia já um tempinho que eu não ria daquele jeito. Toda vez que ouvia o Tao dando aquela risada doida eu eu não aguentava e começava a rir também. E o Kris com aquela piscadela? Gente esses meninos só aprontam viu! #superanciosaparaverosegundoepisódiodoshowtimeeparaouvirmiracleindemceber! (Não preciso nem comentar sobre o tamanho disso néh?)

Ultimamente eu ando falando somente sobre a cultura coreana e sobre música, faz tempo que eu não faço um post sobre moda japonesa, acho que o ultimo que eu fiz foi quase há dois meses, por isso hoje eu irei falar sobre uma moda super fofa e que faz muito sucesso principalmente entre as garotas lá no Japão: a moda Gyaru.

Gyaru é a transliteração japonesa para a palavra gal (que começou como nome de uma marca de jeans e hoje é usada para se referir a garotas [girl ~ gal].)

A moda se iniciou em meados do ano de 1991 quando algumas garotas, conhecidas como kogal, começaram a se rebelar porque não concordavam com o padrão de beleza japonesa e começaram a se bronzear, usar saias colegiais bastante curtas e loose socks ao invez das tradicionais meias ¾ dos uniformes japoneses.

As gyarus são garotas com boa posição social e antenadas na moda, tanto ocidental quanto oriental.

Sempre usam marcas caras, de designers famosos, tanto japoneses quando mundialmente. Investem bastante no cabelo, pintando-os, na maioria das vezes, de loiro, mas dependendo do estilo algumas aderem aos tons cinza e platinados, ou de castanho, algumas vezes lisos, outras vezes enrolados. A pele, geralmente é bronzeada, varia de tons bastante naturais a bastante escuros, apesar de ter garotas que preferem manter a pele bastante branca.

Há uma ramificação grande dentro do estilo, apesar de que, no Japão, todas são tratadas, simplesmente, por gyaru, sem haver distinção de estilo.

Sub-estilos

Gyaru Kei
É o estilo mais comum e os mais usado. As gyarus que fazem parte desse grupo podem ou não se bronzear. Apesar do Gyaru Kei ser considerado um sub-estilo da moda gyaru, dentro dela também há outros estilos.
Os mais comuns são:

Amekaji Gyaru: usam marcas americanas casuais, incluindo as botas chamadas de Uggs!
Saike Gyaru: usam o chamado ‘club wear’, tie dye, estampas tribais, etc.
Roma Gyaru: usam roupas fofas e românticas.
Bohemian: usam vestidos com estampas boêmias, coletes, etc.
Miritai: como o nome diz, elas usam pelo menos uma peça do estilo militar.
Rokku: camisetas com estampas ‘rockers’, litras, xadrez, estampas de caveira, denim, etc.
Rizouto: basicamente roupas de verão como saias-ciganas, shorts e camisetas.
Marin: litras azuis/vermelhas/brancas, ancoras. Basicamente, ‘marine mode’.
Haady Gal: Tem um estilo colorido, brilhante, com padrões estranhos.

Gyaru Oh
Por mais que gyaru seja um estilo destinada a garotas, há sim rapazes que seguem a moda e, um exemplo disso são os gyaru oh.
Normalmente eles usam cabelos prateados, castanhos e até rosas. Jaquetas, casacos ou camisas abertas, regatas por baixo e jeans.

Onee Gyaru
É o estilo mais clássico, usado geralmente por mulheres mais maduras. Inclui roupas sexys e de marcas realmente famosas como Louis Vuitton, Channel e Dolce&Gabanna.
Dentro do estilo ainda se inclui o serebo, que se baseia na moda das celebridades ocidentais, sendo necessário assim o conhecimento da moda ocidental e oriental.

Hime Gyaru
Como o próprio nome já diz, esse estilo é o mais ‘princesinha’ das gyarus. Elas abusam do rosa, vermelho, azul, laços, estampa de animais (onças, zebras, leopardo) e florais. E os cabelos são sempre armados e enrolados.
São bastante elegantes, usando sempre botas ou sapatos de salto, unhas decoradas e acessórios de cabelo como coroinhas.

Onii-Kei
Nesse estilo se utiliza muito óculos escuros, jeans, sapatos ou botas.
Os homens que fazem parte desse estilo são mais clássicos do que no Gyaru Oh.
Existem também mulheres que seguem o estilo, geralmente usando algo xadrez (camisa ou short), camisetas estampadas ou, algumas preferem até mesmo, seguir o estilo do mesmo modo que os homens.

Mamba Gyaru
É a ‘evolução’ do estilo conhecido como Yamamba. Não são mais usados os adesivos abaixo dos olhos e, nem mesmo, os acessórios havaianos que as Yamambas utilizavam, porém o tom escuro de pele e a maquiagem conhecida como ‘panda makeup’ continuam em alta, além de usarem cílios postiços coloridos e jóias em torno dos olhos.
Gostam de roupas coloridas e extravagantes, os cabelos tendem a ser loiros ou de cores bastante fluorecentes. Existe um estilo masculino das mambas, que é conhecido como sentaa.

Bamba Gyaru
É visto como uma versão mais ‘light’ das mambas. Usam cabelo em cores neon ou natural, pele em um tom mais claro e sem a maquiagem excessivamente branca.
São conhecidas por ter um estilo meio barbie na hora de se vestir.

Tsuyome Gal
É a versão mais ‘light’ das bambas, com um certo toque mais agressivo, com uso de camisetas rasgadas, luvas de couro sem dedos, cintos com caveiras. Tem um certo toque de rocker, bicker e hiphop.
Usam a maquiagem mais leve, sem o branco forte, mas sim cores mais suaves.


Esses são os principais estilos da moda gyaru. Existem vários, por isso citei somente esses.

E aí pessoal, qual desses estilos vocês gostaram mais? Deixem suas opinião aqui nos comentários...

Kisses com muito gloss <3

2 comentários:

  1. O japão tem muitas modas não é? Fico impressionada quantas modas tem nesse lugar... Bom, o primeiro até que chega a ser bonitinho mas o segundo... Meu deus, desculpa mas que porra é essa? Bom, já vou indo mas essas modas continuam estranhas.

    O.H.B.A ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário ^^
      O japão tem várias modas e o pior é que não são só essas, ainda existem várias.
      Eu gostei mais ou menos do Gyaru Kei e do Onee Gyaru, mas o resto, vamos concordar né? São muito estranhas, não me vestiria como uma Mamba nem morta o_O

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.