16 de nov de 2013

Os uniformes escolares do Japão


Oi pessoal. Coloquei um wallpaper do EXO no meu celular e toda hora eu fico ligando a tela pra ficar contemplando a beleza deles... se eu continuar com isso a minha bateria vai acabar rapidinho! Hoje eu irei falar sobre os uniformes escolares do Japão. Sempre que eu via animes ou doramas japoneses, eu ficava apaixonada por esses uniformes, acho eles muito kawaii *-*

Os uniformes escolares japoneses ou seifuku estão presentes na maior parte da vida dos japoneses. Desde o ginásio (chugako), os estudantes são obrigados a usar o uniforme. Porém o seu uso não é totalmente seguida nas escolas até a fase adulta.
O objeto de maior desejo e status no colegial com certeza é o sobretudo (kouko). Essas peças despertam o interesse daqueles que não conseguiram entrar nas melhores escolas. O vestibular no Japão é bastante concorrido e por ser um país que valoriza bastante a educação, quem é visto com o uniforme das escolas mais disputadas é sempre olhado com admiração.

Os uniformes escolares (seifuku) começaram a ser usados no Japão há mais de 100 anos atrás, na Era Meiji. O primeiro modelo de uniforme era bastante formal, composto pela parte de cima de um quimono e um hakama, que era usado para "elevar" o perfil dos estudantes.
Quando o Japão começou a adotar costumes ocidentais, o uniforme antigo foi substituído por um conjunto de calça e camisa de gola alta, conhecidos como gakuran. O gakuran foi modelado especificamente com base nos uniformes militares do Japão daquela época, que por sua vez eram baseados nos modelos usados pelo exército da Prússia. A camisa tinha colarinho alto e botões que iam até o pescoço, calças escuras, cinto, sapatos escuros e às vezes um boné que completavam o visual.

O tão conhecido "sailor fuku" surgiu em meados de 1920 quando uma escola para mulheres em Fukuoka começou a usar um modelo de uniforme diferente, modelado a semelhança do uniforme usado pela marinha britânica. As saia de pregas, gola triangular e o laço no pescoço surgiram nessa época, e se tornaram desde então, as marcas registradas desse tipo de roupa. 

A importância do uniforme escolar no primeiro amor
Na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração. Esses é um dos exemplos da importância simbólica que o uniforme tem para os jovens japoneses.

Créditos: Aprenda Japonês

 Quem tem vontade de usar um uniforme japonês levanta mão!?! (Eu, escolhe eu, eu!) E aí pessoal, o que vocês acham desses uniformes japoneses? Deixe a sua opinião aqui nos comentários...

Kisses de Jessie.

6 comentários:

  1. Oi, te indiquei numa tag lá no meu blog, espero que goste ^3^
    http://itsnyah-nyah.blogspot.com.br/2013/11/tag-eu-e-musica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, irei responder a tag o mais rápido possível :D

      Excluir
  2. Amo esses uniformes! São perfeitos queria estudar no japão só para ter um desses♥
    Amei o blog amore participando !!!
    delicadakpopper.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas. Também amos esses uniformes, eles são muito kawaii ^^
      Obrigada por seguir :D

      Excluir
  3. Amei o post! Embora eu more aqui, infelizmente nunca usei seifuku :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Ahhh que pena, eles são tão fofos...

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.