8 de out de 2013

Moda Japonesa: Lolita

image
Baby I'm diva...

Hello people. Hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre a cultura japonesa, já que ultimamente estou dando mais a atenção somente para a sul coreana. 
Hoje eu irei falar sobre um estilo de moda japonês muito conhecido não só no Japão, mas no mundo inteiro: a moda lolita! Mas afinal que tipo de moda é essa? Isso é o que iremos descobrir agora!

Lolita é um estilo de moda japonês cuja as primeiras manifestações apareceram no final da década de 70 e no começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura japonesa 'kawaii' (fofa ou adorável) e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários sub-estilos.

A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas, renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.

Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.

Vamos conhecer os sub-estilos dessa moda que é um show?

Sweet Lolita
 
Esse estilo é considerado o mais fofo. Normalmente usa-se cores mais suaves, com tons em rosa, pastel e por vezes marrom ou preto. Sempre inspiradas em coisas fofas, esse estilo é o que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e de animais.

Classical Lolita
  
Esse estilo é mais clássico e remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores mais utilizadas nesse estilo são os tons envelhecidos e em pastel. O marrom e rosa-velho são comuns, e as estampas mais populares são as florais.

Gothic Lolita
 
Esse estilo mistura o "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são as escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar se contrastadas com o preto, por isso cores pálidas e sóbrias são mais recomendadas. Apesar da inspiração da moda Gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.

Country Lolita
 
É um estilo mais "fresco" e simples e é mais usado em épocas quentes como o verão. Traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, e vestidos com estampas florais, de frutas ou de xadrez bem delicado, como gingham.

Casual Lolita
  
Nesse estilo é mais comum usar roupas diárias e comuns, como saias em formato de sino, com rendas, lacinhos e babados e camisetas estilo baby look com estampas fofas. Nunca usa-se tênis e sapatos (exceto sapatilhas). Sapatos com estilo simples e com saltos baixos podem ser usados.

Hime Lolita
 
É o estilo que mais remete à imagem das princesas europeias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, principalmente por causa das cores, o Hime Lolita diferencia-se pelos modelos dos vestidos, pelos acessórios usados (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

Shiro Lolita
 
O Shiro Lolita é considerada uma subdivisão do sweet lolita. Os vestidos e os acessórios mais usados nesse estilo são compostas apenas pela cor branca, já que shiro em japonês significa branco.

Kuro Lolita
 
Também é considerada uma subdivisão do sweet lolita, porém esse estilo é o oposto do Shiro Lolita, já que neste estilo as roupas usadas são compostas pela cor preta.

Punk Lolita
 
Esse estilo é uma mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas nesse estilo sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, spikes, cruzes e ect.

Guro Lolita
  
Como o próprio termo japonês já indica, as guro lolitas são conhecidas por apresentarem um estilo mais grotesco. Normalmente se usa bandagens e sangue falso para dar um ar de boneca quebrada ou machucada.

Ero Lolita
 
Como o próprio nome diz, esse estilo é conhecido por abranger um visual mais sensual, erótico, descontentando assim o objetivo da moda lolita, que é de não aparentar ser vulgar e nem sensual. Apesar do nome, o estilo Ero Lolita não é composto de roupas sensuais. Corsets podem ser usados, mas sempre com uma blusa por baixo e os decotes usados são um pouco maiores, mas mesmo assim não podem ultrapassar a linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom tomar cuidado para não parecer muito vulgar.

Qi Lolita e Wa Lolita
 
Esse estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a roupa tradicional da moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa da moda lolita. A Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito da Wa Lolita, a única diferença é que os acessórios e vestidos usados pela Qi Lolita são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. 

Deco Lolita
 
O Deco Lolita é uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos, como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel. Cores cítricas, fluorescentes ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou são evitadas.

Fonte: Wikipedia (A fonte mais segura do mundo, só que não...)

E aí pessoal gostaram desse estilo super fofo? Qual desses sub-estilos vocês mais gostaram? Dê a sua opinião nos comentários, gostaria muito de saber a opinião de vocês :)

image
Kisses de Jessie.

2 comentários:

  1. São tantos, o Sweet Lolita, o Gothic Lolita, tem alguns Classical Lolita que são perfeitos mas não são todos (então mais ou menos), o Hime Lolita COM CERTEZA ,o Kuro Lolita é massa u.u, o Punk Lolita e o Deco Lolita que é mto Kawaii e parecem com cosplays, são esses os meus favoritos rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Obrigada por comentar e por expressar a sua opinião. Os que eu mais gostei foram o Sweet Lolita, que é muito fofo, o Punk Lolita, amei os vestidos e o Country Lolita, achei aqueles vestidinhos florais uma gracinha kkkkkkk.

      Jessica.

      Excluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.