15 de set de 2013

Minha primeira resenha: Hana Yori Dango (Primeira Temporada) - Parte 1


Hello...

Konnichiwa minna. Resolvi fazer minha primeira resenha aqui no blog. Nessa minha primeira resenha eu irei falar sobre um dorama que eu amo e é o meu favorito o Hana Yori Dango.

Antes de eu começar a falar sobre o dorama e minha opinião, eu irei falar algumas informações importantes sobre a história original.

Hana Yori Dango é uma série de mangá do gênero comêdia-romantica criado por Yoko Kamio, e publicado entre 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão.

O nome vem do provérbio japonês ‘Melhor dango do que flores’. Em seu significado para a vida prática, o provérbio quer dizer que se deve prezar coisas úteis (como comida, neste caso o dango, um bolinho doce japonês) ao invés de coisas fugazes e românticas como flores. Mudando a leitura de kanji de ‘flores’ para ‘meninos’, Kamio também faz uma critica à quem dá muita importância para o ideal romântico dos rapazes, exatamente o que faz toda a Eitoku Gakuen em relação aos F4, na história do mangá.

O mangá ganhou uma versão animada em 1996, com 51 episódios, um filme de curta metragem, com as personagens em uma história paralela, e uma novela dorama em 2005. Os direitos de Hana Yori Dango pertencem a Yoko Kamio, Shueisha, Bandai e Toei Animation.

Agora vamos para a parte que mais interessa nisso tudo, a história do dorama.

ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM VÁRIOS SPOILERS, A VISUALIZAÇÃO FICA A CRITÉRIO DO LEITOR (Falei bonito agora U_U)

Primeira Temporada
Makino Tsukushi, personagem principal, é uma garota de uma família pobre que apesar das dificuldades financeiras, conseguiu ser admitida em uma escola de pessoas extremamente ricas, a Eitouku Gakuen. Sua família tenta de todas as formas, bancar os seus estudos, passando por várias dificuldades financeiras,tudo para que a sua filha consiga ter um futuro promissor.
O problema é que a escola aonde Makino estuda é repleto de alunos esnobes e prepotentes, e Makino tenta de todas as formas passar despercebida por todos para evitar problemas com esses alunos. Até que um dia, diante de uma situação de injustiça, ela acaba se envolvendo em uma confusão com Domyoji, líder de um grupo composto por quatro rapazes chamado F4, que dita as regras na escola, passando por cima até mesmo dos professores e dos diretores. Esses quatro garotos são herdeiros de famílias ricas, que são responsáveis pela economia japonesa. Todos os alunos que desobedecem ou que desagradam o grupo, principalmente o líder, recebem a "sentença de morte do F4" que é uma tarja vermelha. Quem recebe essa tarja é cruelmente maltrato pelos alunos e é expulso.
Após o incidente com o líder do F4: Domyoji, Makino recebe a tarja vermelha e é cruelmente maltratada pelos alunos e pelo próprio Domyoji. Porém diferentemente dos outros alunos que recebem a tarja, Makino resolve ficar na escola e aguentar todos os tipos de humilhações dos alunos, já que Tsukushi é conhecida por ser uma erva daninha, isto é, uma menina forte e justiceira.
A partir do recebimento da tarja vermelha, a vida de Makino muda completamente. Domyoji se apaixona por ela, enquanto ela se apaixona por Rui, melhor amigo de Domyoji, e que a ajudou durante várias vezes contra as perseguições dos alunos na escola. Sakurako (ou como eu a chamo: amiga-da-onça) que no começo dizia ser a a sua amiga, mostra finalmente as garrinhas e faz um verdadeiro inferno na sua vida e na vida do Domyoji por causa de uma vingança boba. A mãe de Domyoji que é o próprio cão chupando manga, resolve arruinar a sua vida por suspeitar do seu envolvimento com o seu filho... e enfim mais um monte de coisas para fazer você rir e chorar com esse dorama.

Pontos Fortes
* A Okami-san, dona da loja de doces aonde Makino trabalhava era hilaria, ela ficava contando as suas aventuras amorosas para Makino como forma de orienta-la.

* A família de Makino, deu um show a parte. Vamos concordar que a sua família era bastante interesseira, principalmente depois que eles descobriram de seu suposto envolvimento com Domyoji. Mesmo assim a sua família continuou sendo um doce, sempre apoiavam ela não importava o que acontecesse.

* A cena em que Domyoji fica esperando Makino na chuva foi super fofa, nunca me esquecerei dela.

* A cena do elevador foi hilária.

* A competição do T.O.J foi super legal e interessante e só contribuiu ainda mais para o desfecho emocionante da história.

* A cena do beijo entre Makino e Domyoji no último capítulo foi emocionante.

* Apesar de Domyoji ser um pouco arrogante vale lembrar que sua arrogância era justamente o que fazia o seu personagem as vezes ser hilário.

* A irmã do Domyoji era uma fofa, sempre lutou pelos dois.

Pontos Fracos
* A relação entre Makino e Domyoji é um pouco cansativa, e isso acaba se repetindo na segunda temporada e no filme.

* A forma como Rui ficava sofrendo por causa da Makino e da Shizuka era muito cansativa.

* A forma como Domyoji ficava as vezes agindo era muito infantil, ainda bem que ele amadureceu um pouco na segunda temporada.

Personagens

 Makino Tsukushi
Nossa querida erva daninha. Está garota está longe de ser mais uma daquelas bobinhas que já cansamos de ver nas novelas e até mesmo nos doramas. Isso porque Makino é uma menina de atitude que não se deixa abalar por qualquer coisa, uma prova disso foi a sua postura diante dos problemas que ela vivia. A única coisa que eu não gostei nela, foi o fato dela gostar do bobão do Domyoji. Gente esse menino só fazia ela sofrer, e o pior disso tudo é que ela continuava a ama-lo, conclusão: ELA ERA MASOQUISTA!! E o pior de tudo é que o fofo do Rui amava ela, mas ela pelo contrario nem se lembrava que ele existia (na verdade ela só lembrava dele mesmo quando ela estava passando por alguma dificuldade). Tirando todas essas coisas que eu disse, Makino com certeza sempre será a minha personagem feminina preferida.

Domyoji Tsukasa
Domyoji é aquele típico garoto rico e prepotente que já estamos cansados de ver. Senti raiva várias vezes dele, porque ele era metido a ser valentão e só andava de nariz empinado achando que o mundo girava em torno dele mas depois ao longo do dorama, você vai entendo o real motivo pelo qual ele agia dessa maneira, fazendo as vezes você sentir até pena dele.
Achei ele um pouco imaturo na primeira temporada, principalmente pela forma como ele agia em relação a Makino, as vezes ele ficava maltratando ela, depois ele ficava correndo atras dela, conclusão: ELE ERA BIPOLAR!. Foi muito bom ver a transformação dele ao longo da primeira temporada, pena que na segunda ele volta pior do antes.

Rui Hanazawa
Rui é mais um dos papeis clichês presentes na história. Ele é aquele típico garoto bonzinho que fica nutrindo durante toda a história um amor platônico pela personagem principal. Gente esse personagem só não seria um doce de pessoa, se não fosse pelo fato dele ser um morto vivo. Gente me deva até depressão ver o Rui triste daquele jeito. E quando ele ficava sentado naquela janela lendo o mesmo livro ou tocando aquele a música de velório no quarto dele? Gente, morri de dó dele, ver ele lá sozinho do começo ao fim foi muito frustante (Fica assim não Rui, vem pra mim *-*). Esperava que ele fosse encontrar a sua alma gêmea depois de tudo isso, pena que no final ele termina alone. 

Soujiro Nishikado
Não tenho muito a comentar sobre esse personagem, até porque a história é mais focada no triângulo amoroso entre Makino, Domyoji e Rui. Na primeira temporada eu até que gostei do personagem dele, da forma como ele defendeu a Yuuki, mas na segunda temporada, ele foi dar uma de Domyoji número dois e ficou dando uma de prepotente e arrogante, e o pior foi ficar vendo ele fazer a Yuuki de idiota, só porque o seu amor por outra mulher não foi realizado. Tadinha da Yuuki sempre sonhava em andar na garupa da moto dele...

Akira Mimasaka
Akira é o personagem mais fofo do dorama depois do Rui. Isso porque essa fofuridade - que na verdade era para ser um dos personagens mais perigosos ou malvados do dorama porque ele era filho de um mafioso - é um poço de fofura da cabeça aos pés. Ele sempre prezava pela harmonia entre os membros do F4 e sempre ajudava eles, inclusive a Makino. Gente vocês tinham que ver aonde ele morava e como era a sua mãe e suas irmãs, depois que você vê elas você finalmente entende o real motivo pelo qual o Akira é esse doce de gente.

Sakurako Sanjo
Sakurako foi uma das vilas no dorama. Ela conseguiu enganar direitinho a Makino, fazendo ela pensar que ela era a sua amiga, enquanto que na verdade ela só queria mesmo se vingar do Domyoji. Ainda bem que no final das contas ela acabou aprendendo a lição e parou de ficar infernizando a vida da Makino.

Yuki Matsuoka
Yuki é a melhor amiga da Makino, as duas se conhecem desde o jardim de infância, e Makino sempre a protegeu nos momentos mais difíceis. As duas nunca se separam, tanto que ela e Makino trabalhavam no mesmo lugar. Fiquei com um pouco de raiva dela quando ela ficou sofrendo por causa daquele namorado babaca dela. E quando eu achei que Yuuki iria finalmente se dar bem vem o Sojiro e começa fazer ela de boba de novo...

Kaede Domyoji
Essa mulher era o próprio cão chupando manga, me desculpe a todas as mangas e aos cachorrinhos, vocês não deveriam ser comparadas com essa diaba! Essa mulher infernizou a vida da Makino e do Domyoji de todas as formas possíveis. Além de ela de ter arruinado a vida de sua filha Tsubaki, ela também queria arruinar a vida de Domyoji, conclusão: ELA ERA UMA PSICOPATA. O PRÓPRIO BICHO DE SETE PELES CAPIROTO DOS INFERNOS!!! (Calma Jessica, calma...). Ainda bem que no final de tudo ela acaba aceitando a Makino, na verdade ela ficou sem saída mesmo, porque depois de enfrentar a erva daninha ela acabou se tocando que não teria chances para ela (Bem feito DIABA!)

Tsubaki Domyoji 
Irmã do Domyoji e um amor de pessoa. Sempre lutou para que os dois ficassem juntos, e sempre lutou contra a sua mãe, que além de ter arruinado a sua vida, queria fazer a mesma coisa com o Domyoji. Tsubaki é uma das minha personagens preferidas no dorama.

Tá bom gente já falei demais por hoje, na próxima semana eu irei falar sobre a segunda temporada...

I LOVE YOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.