23 de ago de 2013

O que é um Idol?

Hello

Oi pessoal. Hoje eu irei falar sobre algo que é muito comum na música asiática: OS IDOLS!
Idol é o nome dado para personalidades da mídia em sua adolescência e juventude que são considerados particularmente atraentes ou bonitos e que aparecem regularmente na mídia de massa como cantores de grupos pop, atores, personalidades de TV ou modelos. Nem toda celebridade jovem é considerado um ídolo. Celebridades jovens que desejam cultivar uma imagem de rebelde, como muitos músicos de rock, rejeitam o rótulo de "ídolo".
Normalmente os idols são mais comuns no Japão e na Coreia do Sul e existem diferenças entre os idols desses países. Vamos ver quais são?



J-IDOLS
A maioria dos j-idols são jovens e são considerados particularmente atraentes ou bonitos. Os J-idols aparecem regularmente na mídia como cantores de grupos pop, atores, personalidades de TV ou modelos.
Além de serem bonitos, os ídolos japoneses precisam apresentar uma imagem de pureza, conforme definido pela cultura japonesa. Isso significa que os ídolos não devem ter namorados ou namoradas e normalmente parecem ser totalmente inexperientes romanticamente e sexualmente. Ocasionalmente, algumas revistas japonesas publicam algumas notícias em que um ídolo é revelado com um parceiro romântico, geralmente acompanhadas de fotos do ídolo beijando ou de mãos dadas com o seu parceiro. Se a agência do ídolo não puder negar a alegação ou explicar as evidências, a carreira do ídolo poderá ser muito danificada e, por vezes, chega a um fim rápido.

K-IDOLS
Assim como os J-idols, os k-idols são jovens e são considerados particularmente atraentes ou bonitos. Aparecem regularmente na mídia como cantores de grupos pop, atores, personalidades de TV ou modelos.
Normalmente os k-idols são treinados depois de terem passado por vários estágios e testes normalmente realizadas por agências de talentos sul-coreanas, como por exemplo a SM Entertainment, YG Entertainment ou a JYP Entertainment. 
As grandes agências realizam várias audições e quem passa nessas audições tem a chance de assinar um contrato de longo prazo e de realizar um programa de treinamento que normalmente dura anos. No treinamento os trainees (como são chamados os idols que ainda estão em treinamento) são bem supervisionados e começam a ter aulas de dança e voz.
Além de frequentar as aulas regulares, os alunos passam muitas horas por dia aprendendo música, dança e às vezes línguas estrangeiras, incluindo japonês e inglês, já que o K-pop é muitas vezes produzido para exportação.
Os idols sul coreanos também precisam apresentar uma imagem de pureza só que em menores proporções.

Fonte: Wikipedia (A fonte mais segura in the world...só que não!)

RIVALIDADE
Infelizmente hoje, é muito comum ver pessoas fazendo comparações entre os J-idols e K-idols. Como pode-se ver apesar de basicamente os dois serem a mesma coisa, existem diferenças entre eles.
Estamos tratando de dois países de culturas diferentes. Os j-idols são diferentes dos k-idols e vise-versa.
Enquanto os J-idols prezam o fofo e o bonitinho, os K-idolos prezam não somente o fofo e o bonitinho, mas também a sensualidade transmitindo uma imagem mais madura se em relação aos J-idols.
Enquanto os k-idolos precisam fazer um treinamento antes de estrear, os j-idols são o contrário, alguns chegam a fazer nenhum tipo de treinamento.
Atualmente os artistas que promovem o K-pop são justamente os idols, e um dos objetivos do K-pop é alcançar outros mercados musicais, por isso é comum ver grupos que aparentemente são mais atraentes e maduros do os japoneses, pois o objetivo deles não é de fazer sucesso somente no país de origem deles, mas em outros países no mundo. 
No Japão isso é totalmente diferente, lá os artistas não precisam agradar outros públicos além do seu, já que a industria musical japonesa é muito forte. Por isso os j-idols não tem a necessidade de se promoverem em outros lugares, não precisando assim adotar outro estilo para agradar os outros.
Por isso, eu acho uma falta de tempo ficar comparando os dois e querendo ver qual é o melhor. Pelo menos uma coisa é certa: os dois são bons justamente por causa de suas diferenças!

Bom gente espero que vocês tenham gostado. Kisses com muito gloss.

image
Bye...

2 comentários:

  1. obrigado... tirou minhas dúvidas sobre Jessica Jung....

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Bom. Tenho uma comunidade de animes em um aplicativo muito famoso entre otakus e gostaria de perguntar se eu poderia adicionar este blog sobre idols ao blog que estou fazendo, é claro que seu link e blog serão mencionados durante o todo post.
    E ao postar o blog irei enviar o link para você.
    Então, aceita que eu republique seu blog?

    ResponderExcluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.