16 de ago de 2013

O que é dorama?

image
Hello...

Hello people! Durante essas três semanas eu falei somente sobre a música asiática: O J-pop, o K-pop e o C-pop. Hoje eu irei mudar um pouco de assunto, eu irei falar sobre algo que para mim é a segunda melhor coisa da Ásia (porque é melhor coisa é a música, né meu bem?): os DORAMAS!
E agora eu te pergunto Persival: "O que são doramas?". Aí eu te repondo: doramas (ou drama) é uma definição generalizada usada para se referir ao gênero de séries de televisão oriental, seja ele um J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e até mesmo Live-Actions (filmes ou doramas inspirados em mangás, animes, livros e etc.). 
Hoje eu irei falar sobre os doramas do Japão e da Coreia do Sul, que são os que mais fazem sucesso.

"Então senta, que lá vem historia..."


J-Drama
J-Drama, também conhecido como dorama é o nome utilizado para se referir as novelas e seriados de TV japoneses. Todas as grandes emissoras de TV no ​​Japão produzem uma variedade de séries de ficção, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, horror, e muitos outros. Diferentemente das novelas brasileiras e mexicanas, as novelas japonesas são imprevisíveis, retratam a tragédia e o sofrimento, e nem sempre terminam com um final feliz. Muitos dão ênfase à valorização da família, amigos e à vida. Mas é claro que existem doramas de comédia, com aventuras e romances.

Os doramas japoneses são transmitidos em temporadas que duram cerca de três meses. A cada temporada são transmitidos novos doramas. A maioria dos dramas vão ao ar apenas uma vez na semana, normalmente à noite, nos horários das nove, das dez ou até mesmo das onze da noite. Os doramas matinais ou vespertinos são geralmente transmitidos em um mesmo horário, e normalmente episódios de um mesmo dorama podem ser exibidos todos os dias durante vários meses, esses tipos de doramas são classificados como asadora e são exibidos pela emissora NHK. Os dramas exibidos a noite, no entanto, vão ao ar semanalmente e geralmente possuem cerca de nove a doze episódios, embora, as vezes, pode haver um especial, que normalmente é feito quando um dorama faz sucesso.

Os doramas japoneses são exibidos em temporadas que são divididas baseadas nas estações: Inverno (janeiro-março), Primavera (Abril-Junho), Verão (Julho-Setembro) e Outono (outubro-dezembro). 

K-Drama
K-Drama, é o nome utilizado para se referir as novelas e seriados de TV coreanos. Muitos K-dramas tornaram-se populares na Ásia, e cada vez mais há um interesse de outros países fora da Ásia. Os K-dramas têm contribuído para o fenômeno da onda coreana, conhecida como Hallyu.

Os dramas coreanos normalmente possuem cerca de dezesseis a vinte episódios. Ocasionalmente, em alguns doramas pode haver cerca de cinquenta a cem episódios, em uma única temporada. Às vezes, alguns doramas tem os seus episódios prorrogados, como "Goong", que primeiramente era para ter somente vinte episódios, mas graças ao sucesso que fez na época teve os episódios prorrogados de vinte para vinte e quatro.
Normalmente cada episódio é exibido durante uma hora, e os mais curtos cerca de quinze a vinte minutos.
Os horários de transmissão dos dramas são das dez até as onze horas da noite, com episódios exibidos em duas noites consecutivas, normalmente nas Segundas-feiras e terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras ou nos finais de semana.
O horário das sete até as oito da noite é geralmente destinado para dramas diários que são exibidos de segunda a sexta-feira e nos finais de semana. Os doramas do formato de telenovela raramente possuem mais de 200 episódios.

Os K-dramas se tornaram conhecidos internacionalmente graças aos vários serviços de "streaming on demand" que licenciam legalmente os dramas coreanos, como por exemplo, o DramaFever, que foi fundada em 2009.

Fonte: Wikipedia (A fonte mais segura no mundo... só que não!)

AVISO
Vamos concordar que ver doramas é tudo de bom, mas eu preciso adverti-los sobre alguns malefícios que os doramas podem causar. Vejam alguns deles:

1º: Doramas são viciantes.
2º: Doramas causam dependência, uma vez que você vê você simplesmente não consegue parar mais.
3º: Doramas causam rouquidão (Por causa dos vários gritos de raiva!)
4º: Doramas causam perdas materiais, como por exemplo de móveis. (Por causa dos ataques de raiva!)
5: Doramas provocam surtos de loucura.
5º: Doramas provocam ataques de raiva.
6º: Doramas provocam ataques de choro
7º: Doramas provocam ataques de desespero.
8º: Doramas provocam insônia (Só se você for do tipo que é capaz de virar a noite só vendo doramas.)
10º: Quem vê doramas podem ter vários outros efeitos colaterais. (Que são vários e alguns são até desconhecidos, por isso eu não vou colocar aqui.)

Então fica avisado: Doramas são perigosos. A visualização fica a seu critério.

Recomendação
O dorama que eu irei recomendar na verdade é um Live-Action: Hana Yori Dango (Melhor dorama que eu já vi.)

Hana Yori Dango é um mangá do gênero comêdia-romantica criado por Yoko Kamio, publicado entre 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão.
Além do mangá, Hana Yori Dango possui uma versão animada (Anime) e oito versões live-action que são um filme japonês (1995), um dorama taiwanês com duas temporadas (Meteor Garden), um dorama japonês com duas temporadas e um filme, um dorama coreano (Boys Over Flowers) e um dorama chinês (Meteor Shower). Todas as versões fizeram sucesso, sendo que de todas a mais conhecida é a versão japonesa de 2005 e a versão sul coreana de 2009.

Eu recomendo que vocês vejam as todas as versões, principalmente a japonesa (que é perfeita!) e a sul coreana.

Image and video hosting by TinyPic
Makino + Domyouji: a prova concreta de que os opostos se atraem.

Bom gente espero que vocês tenham gostado do post, vejo vocês na próxima semana.

image
Bye...

Um comentário:

  1. Entrei no seu blog, pois vi que falou sobre doramas e de repente toca Overdose do EXO e eu fico lendo e dançando ao mesmo tempo kkkkkkkkk
    Amei seu blog.

    ResponderExcluir

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.