30 de ago de 2013

Fandom: O Reino dos Fãs.

image
Hello

Oi pessoal. Hoje eu irei falar sobre outra coisa que é também muito comum na música asiática, principalmente no K-pop: os fandoms.

Fandom (composto pelo prefixo-fan de fanáticos, mais o sufixo-dom que significa reino ou liberdade em inglês) é um termo usado para se referir a uma subcultura composta de fãs que compartilham de um mesmo interesse em comum. 
Os fandoms são bem comuns na Ásia, principalmente no K-pop, aonde se encontram vários fandoms, como por exemplo o Cassiopeia de DBSK, E.L.F de Super Junior, SONE de Girls' Generation, Blackjack de 2NE1 e vários outros.

Os fandoms na Coreia do Sul, são levados muito a sério. Fazer parte de um fandom exige dedicação e organização, tanto que cada um tem seu próprio nome e cor. Os fandoms no K-pop sempre dão um show a parte quanto o assunto em questão é a organização.

Quem faz parte de um fandom não perde uma oportunidade se quer para demostrar o seu amor ao seu artista favorito, e isso é frequentemente demostrado nos shows, aonde os fãs dão um show a parte.

Vamos ver alguns dos itens essenciais usados pelos fandoms?

Glow Sticks
Os glow sticks são um dos itens indispensáveis nos shows de K-pop. Normalmente as cores dos glow sticks são baseados nas cores oficiais do fandom, e são frequentemente usados nos shows, aonde criam um efeito magnifico quando usado por todos na plateia, dando a imprensarão de haver um grande oceano composto pelas cores oficiais do fandom.

Balões
Os balões são um dos outros itens obrigatórios usados pelos fandoms nos shows. Assim como os glow sticks, os balões são muito usados nos shows criando também um verdadeiro espetáculo visual, formando um grande oceano colorido.

Fan Chants
Se você faz parte de um fandom com certeza você precisa aprender a fazer os fan chants. Os fan chats são uma especie de apoio vocal, "gritos" feitos pelos fans durantes as apresentações de idols groups. Durante as músicas, os fãs cantam em coro em determinadas partes da música ou gritam os nomes dos integrantes ou frases para demostrar todo seu carinho e apoio ao seu grupo favorito.
Vale lembrar que nem sempre os fan chants são usadas para demonstrar apoio, um exemplo disso foi o triste episódio do "Only 13" que ocorreu no Super Show 2, quando alguns fãs do Super Junior usaram as fan chants para mostrar desaprovação aos membros chineses Henry e Zhou Mi. 

RIVALIDADE
Devido ao grande número de fandoms no K-pop é sempre comum ver rivalidade entre eles. Um dos exemplos dessa grande rivalidade, foi o triste edipódio do Black Ocean que ocorreu no Dream Concert de 2008, aonde as vítimas foram as meninas do Girls' Generation que ao subirem no palco foram vaiadas e se depararam com um imenso oceano obscuro, provocados pelos próprios fans presentes no local que desligaram as suas fan chants no momento de sua apresentação. 

Bom gente espero que vocês tenham gostado de conhecer sobre o Reino dos fãs.














Fiquem de olho no blog para conferir mais novidades.

image
Bye bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.