10 de ago de 2013

C-POP

Hello!

Konnichiwa minna! Semana passada eu falei sobre o K-pop (Pop Coreano) e quais eram os artistas mais populares desse gênero. 
Bem hoje eu irei falar sobre um outro gênero musical asiático que apesar de não ser tão popular como o J-pop e o K-pop, é muito bom também e eu tenho certeza que quem não conhece vai passar a gostar depois de ler esse post. (Ou não, depende do seu gosto).
A maioria das pessoas subestimam o C-pop por ele não ser tão popular fora dos países que falam a língua chinesa. Mas mal sabem essas mesmas pessoas que o C-pop é tão bom quanto o J-pop e K-pop (Pronto falei! Tapa na cara da sociedade!)
Assim como eu fiz nos posts sobre o K-pop e J-pop, hoje eu irei seguir aquele mesmo modelo: primeiro irei falar um pouquinho sobre esse gênero musical e depois irei dar algumas recomendações.

C-POP
C-pop é a abreviação usada para se referir a música popular chinesa. A maior parte dos artistas contemporâneos de C-pop são de Hong Kong, Taiwan e da China continental.
Dento do C-pop existem dois sub-gêneros: cantopop e mandopop.

O cantopop é um termo coloquial usado para se referir a música popular cantonesa. É chamado de cantopop porque a língua principal desse gênero é o cantonês, um dialeto chinês usado principalmente na região de Hong Kong, por isso também é muitas vezes usado o termo HK-Pop para se referir a esse gênero. De uma forma geral o cantopop ou o HK-Pop é um termo usado para se referir a música popular de Hong Kong, e é categorizado como parte do C-pop, a música popular chinesa.

O mandopop é uma abreviação coloquial para "música popular mandarim". É categorizado como um sub-gênero da música popular chinesa, o C-pop. Mandopop foi a primeira variedade de música popular em chinês em que se estabeleceu uma indústria viável. Como o nome indica, as canções características do Mandopop são realizadas principalmente em chinês mandarim. 

Vale lembrar que muitos artistas de Taiwan são classificados como parte desses gêneros.
---------------------------------------------------------------------------
Minha opinião:

Na verdade devo confessar que não ouço tanto C-pop, como o K-pop e o J-pop, mas mesmo assim amo o C-pop e defendo ele com todas as minha forças contra os haters de plantão que insistem em dizer que esse gênero musical é ruim (Malditos haters! É um dos maus da sociedade!)

Na verdade nem me lembro como foi a minha reação quando vi meu primeiro vídeo de C-pop, mas me lembro perfeitamente qual foi o vídeo que eu vi, foi Super Star de S.H.E.
----------------------------------------------------------------------------

Recomendações
Como no C-pop exitem dois sub-gêneros eu resolvi apenas colocar o nome de alguns artistas populares (para o post não ficar muito grande), por isso não irei colocar fotos e nem vídeos desses artistas como os post anteriores (de K-pop e de J-pop):

Mandopop: Faye Wong (Amo!), Jay Show, Elva Hsiao, S.H.E (Amo!), Jolin Tsai, F4 (Amo!), Stefanie Sun, Fahrenheit (Amo!), Han Geng (Amo!), Show Luo e etc.

Cantopop: Andy Lau, Twins (Amo!), Aaron Kwok, Jacky Cheung, Leon Lai e etc.

Fonte: Wikipedia (A fonte mais segura do mundo... só que não!

Agora fiquem com um vídeo da girl group taiwanesa: S.H.E. A música se chama Super Star e eu tenho um carinho muito grande por essa música porque foi a primeira música asiática que eu ouvi.
Ignorem os "super" efeitos especiais desse vídeo.

Espero que vocês tenham gostado. Kisses.


Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1º: Comentários que tiver palavras de baixo calão serão excluídos.
2º: Deixe o link/url do seu blog para que eu possa visitá-lo.
3º: Pedidos de afiliações podem ser feitas através dos comentários e também através dessa página.